MÚSICA

Maestro João Carlos Martins rege Orquestra Filarmônica Bachiana na Escola de Especialistas

Publicada em: 21/08/2012 15:39
Imprimir
Fonte: EEAR

A Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) recebeu, na noite de segunda-feira (20/8), aproximadamente 1.400 pessoas, entre militares e dependentes da EEAR, e convidados da sociedade de Guaratinguetá para assistirem ao concerto da Orquestra Filarmônica Bachiana, do Sesi-SP, com participação especial do Tenor Jean Willian, sob regência de João Carlos Martins. O evento foi resultado de uma parceria com a BASF, denominado “ Na Roda com o Maestro”.

O Maestro João Carlos Martins é um dos nomes mais respeitados no cenário da música erudita , devido a sua trajetória de vida.
Martins iniciou seus estudos de piano na infância. Aos 13 anos, já possuía carreira estabelecida e, cinco anos após, projetou-se internacionalmente. Aos 26 anos, Martins sofreu uma lesão no braço quando jogava futebol em Nova York. Este fato o afastou dos palcos por anos. Quando retornou a carreira, gravou a obra completa de BACH. Em 1995, teve o lado direito do corpo paralisado após sair ferido de um assalto na Bulgária.

Tais ocorrências levaram o Maestro a encerrar sua carreira aos 63 anos. Em 2006, fundou a Bachiana Filarmônica, um trabalho com adolescentes através da Bachiana Jovem. Além disso, criou a Fundação Bachiana. As orquestras foram unificadas e formaram a Filarmônica Bachiana Sesi-sp. Martins foi homenageado pela Escola de Samba Vai- Vai, campeã do carnaval paulistano de 2011. E, recentemente, foi anunciado um filme que contará a história de vida do maestro, e terá o ator Marcelo Serrado como protagonista.
A trajetória de superação que narra sua vida, já traduzida, em melodia e notas musicais durante o concerto, que teve vários momentos, entre eles a exibição de um vídeo sobre a sua história e apresentação musical ao piano.

Assunto(s): , ,